Diretora da Perkins International responsável pela América Latina e o Caribe, atualmente Gloria lidera os programas da Perkins International no México, na Argentina, no Brasil e no Chile. Com mais de trinta anos de experiência na educação de pessoas com deficiência visual, surdocegueira e deficiências múltiplas, Gloria fundou e desenvolveu o primeiro Programa Educacional para crianças surdocegas da América Central, na Costa Rica. Ela também foi cocriadora do primeiro Programa de Mestrado em Múltiplas Deficiências e Surdocegueira na Universidade da Costa Rica. Gloria é mestra em Educação Especial pelo Boston College, em deficiências de baixa incidência com ênfase em surdocegueira.
7 de novembro de 2022 das 17h às 18h
Conferência Internacional De Abertura
Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João está em seu segundo mandato como Diretor-Geral do Instituto Benjamin Constant (IBC), onde foi Diretor do Departamento de Educação (DED) e atua como docente na educação básica, no Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual e na capacitação de professores em âmbito nacional. Tem experiência na área de linguística, com ênfase em sociolinguística e funcionalismo, além de dedicar seus esforços de pesquisa à área da educação de pessoas cegas e com baixa visão.
7 de novembro de 2022 das 17h às 18h
Conferência Internacional De Abertura
Doutora em Educação, com mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pletsch é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades Digitais, ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ela é fundadora do Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada e Sul Fluminense, que envolve pesquisadores e gestores da área de Educação Especial das regiões. Também fundou o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ, do qual é coordenadora desde 2019, além de atualmente integrar a Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPED. Pletsch possui uma atuação e produção consistentes nos seguintes temas: Educação Especial, políticas de educação inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior, processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, práticas curriculares, formação de professores e inovação tecnológica aplicada à Educação Especial e síndrome congênita do zika vírus.
8 de novembro de 2022 das 8h30 às 10h30
Painel Integração Dos 3 Eixos Temáticos: Políticas Públicas Na Temática Da Deficiência Visual
Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de são Carlos (UFSCar), Manzini é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), desenvolvendo pesquisas e orientando trabalhos sobre metodologia de pesquisa em Educação e Educação Especial, tecnologia assistiva, acessibilidade e formação de profissionais em Educação Especial e inclusão escolar. Com destaque, ele foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, editor-chefe da Revista Brasileira de Educação Especial e presidente da Comissão de Pesquisa e do Comitê de Acessibilidade da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp.
8 de novembro de 2022 das 8h30 às 10h30
Painel Integração Dos 3 Eixos Temáticos: Políticas Públicas Na Temática Da Deficiência Visual
Mestre em Administração da Prática Oftalmológica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Helder atua há mais de 30 anos na Divisão de Pesquisa e Atendimento Médico, Odontológico e Nutricional (DPMO) do Instituto Benjamin Constant (IBC), sendo o responsável médico pelo setor de Baixa Visão da referida divisão. Ele desenvolve pesquisas na área da oftalmologia e na temática da deficiência visual, ao mesmo tempo em que está diretamente envolvido nas atividades finalísticas da DPMO: oferecimento de clínica médica oftalmológica a todos os alunos e reabilitandos do IBC; atendimento à comunidade externa (consultas oftalmológicas, exames complementares, cirurgias e prescrição de recursos ópticos especiais); formação de oftalmologistas por meio de um programa de residência médica; dentre outras.
8 de novembro de 2022 das 8h30 às 10h30
Painel Integração Dos 3 Eixos Temáticos: Políticas Públicas Na Temática Da Deficiência Visual
Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mendes é professora da UFSCar, atuando no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da universidade. Coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP), ela foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial (ABPEE) entre 2013 e 2016 e se destaca hoje no país como um dos principais nomes desenvolvendo e orientando pesquisas em temas como tecnologia assistiva, inclusão escolar e formação de recursos humanos em Educação Especial.
8 de novembro de 2022 das 17h às 19h
Ciclo De Palestras I: Acessibilidade na temática da deficiência visual
Doutora e mestra em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Gasparetto é professora da mesma instituição desde 2009. Ela possui ampla experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva; baixa visão; detecção, intervenção e reabilitação na deficiência; prevenção e promoção da saúde. Atualmente, Gasparetto desenvolve pesquisas e orienta trabalhos ligados à Promoção da saúde e prevenção, Cultura, deficiência e modelos de intervenção e Tecnologia Assistiva e acessibilidade.
8 de novembro de 2022 das 17h às 19h
Ciclo De Palestras I: Acessibilidade na temática da deficiência visual
Doutor e Mestre em Engenharia informática e de computadores pela Universidade de Lisboa, Tiago é professor de Informática e pesquisador na Faculdade de Ciências da mesma instituição. Suas principais áreas de especialização e interesse são: interação humano-computador (HCI), cuidados de saúde e computação acessível. Suas pesquisas estão focadas na melhoria da saúde e acessibilidade, através e para a tecnologia, seguindo uma abordagem de design centrada no usuário, áreas nas quais já publicou diversos artigos e recebeu prêmios internacionais, com destaque para o desenvolvimento de estudos e produtos voltados para a saúde e o bem-estar de pessoas com deficiência visual. Guerreiro atualmente faz parte dos laboratórios de pesquisa LASIGE e Tech&People, ambos vinculados à Universidade de Lisboa, e foi um dos especialistas convidados a apoiar a Comissão Europeia na implementação da Diretiva de Acessibilidade à Web.
8 de novembro de 2022 das 17h às 19h
Ciclo De Palestras I: Acessibilidade na temática da deficiência visual
Especialista em letramento e alfabetização do aluno com deficiência visual pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC) – e atualmente mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pela Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Geni é professora de braille do Instituto Benjamin Constant (IBC), onde atua como Coordenadora da Revisão de Textos Braille desde 2016. Ela também é membro da Comissão Brasileira de Braille (CBB/MEC) e integrante do Grupo de Pesquisa sobre o Sistema Braille (GPESBRA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA), ambos vinculados ao IBC. Seus interesses de pesquisa se concentram atualmente nos processos de formação dos profissionais revisores de texto em braille.
9 de novembro de 2022 das 17h às 19h
Ciclo De Palestras II: Contextos e desafios do uso do Sistema Braille nos dias atuais
Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e professora de Educação Especial da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), Patrícia possui uma consistente experiência no campo acadêmico e no desenvolvimento e implementação de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, com destaque para as seguintes atuações: Coordenadora-Geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente na Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania; Diretora de Políticas de Educação Especial no Ministério da Educação; e Coordenadora, pesquisadora e professora em aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com deficiência, acessibilidade, tecnologia assistiva e ensino de química para pessoas cegas na UnB.
9 de novembro de 2022 das 17h às 19h
Ciclo De Palestras II: Contextos e desafios do uso do Sistema Braille nos dias atuais
Graduada em Letras, Regina é coordenadora de revisão de textos em braille da Fundação Dorina Nowill, instituição que distribui mais de 221 mil livros acessíveis para todo o Brasil. Ela possui uma vasta experiência de atuação em instâncias públicas e da sociedade civil dedicadas a discutir, fomentar e estabelecer parâmetros para o uso do Sistema Braille: Regina é membro do Conselho Ibero-Americano do Braille, do Conselho Mundial do Braille e representante da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) na Comissão Brasileira do Braille (CBB/MEC).
9 de novembro de 2022 das 17h às 19h
Ciclo De Palestras II: Contextos e desafios do uso do Sistema Braille nos dias atuais
Mestre em Bem-Estar Social pela Universidade Chung-Ang, Seong Soo Park atualmente é professor de Educação Especial na Gangwon Myeongjin School e membro da Korean Blind Union (União de Cegos Coreanos). Ele possui uma premiada atuação, há mais de 30 anos, no leste asiático no campo das políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência visual. Com destaque, Park participou de comissões responsáveis pela regulação do Sistema Braille em coreano e de comitês consultivos voltados para a produção e a validação de produtos educacionais na temática da deficiência visual. Além disso, colaborou com o desenvolvimento de materiais e ações destinados à formação de profissionais para atuarem na educação de pessoas com deficiência visual.
9 de novembro de 2022 das 17h às 19h
Ciclo De Palestras II: Contextos e desafios do uso do Sistema Braille nos dias atuais