Envolvendo atividades musicais e performance corporal com a participação de adultos com deficiência visual, esse Projeto, formado em 2015 no IBC, trabalha a percepção auditiva e a espacial, a exploração da voz, bem como os sentidos perceptivos e a corporeidade, no intuito de desenvolver e/ou aprimorar o senso estético e crítico em relação ao fazer artístico.
Modalidade: híbrida (presencial, com transmissão on-line)
7 de novembro de 2022 das 18h às 19h
Grupo: Cibele Maux, Helena Azevedo, Leonice de Oliveira, Luciane Pereira, Daniel Neto, Eli Gomes, Iris Paschoal e Jorge Monteiro.
Instrumentos: Alexandre Marques (bateria) e Renato Thomas (violão).
Sobre o Corpo Tátil: coletivo surgido no IBC em 2003, o grupo conta hoje com cinco atores fixos, sendo uma referência no trabalho artístico includente. Sob a direção da professora Marlíria Flávia Coelho (IBC), o Corpo Tátil traz ao público um teatro singular e de pesquisa, desenvolvido por atores com deficiência visual, que buscam explorar todos os sentidos durante as apresentações, trazendo o corpo como suporte de percepção.
Sinopse da peça: Souza, um simples operário de fábrica, ganha na loteria e, no ano seguinte, é encontrado morto, com três tiros no peito. Três também são os suspeitos: a esposa, a empregada e a filha do primeiro casamento. Ao longo da peça, o público acompanha a investigação e é instigado a desvendar quem cometeu o crime. A história é uma comédia de suspense, com inspiração rodrigueana, e discute a valorização do TER em detrimento ao SER e às relações humanas na atualidade.
10 de novembro de 2022, das 18h às 19h
Modalidade: híbrida (presencial, com transmissão on-line)
*Obs.: devido ao tempo disponível, será apresentada apenas a parte inicial da peça.
O grupo de pesquisa Trabalho, Arte, Educação, vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisas do Instituto Benjamin Constant (Cepeq-IBC) propôs a curadoria expositiva de obras-projeto nas áreas de Artes Visuais e Design, a fim de produzir linhas de conversação entre a produção artística contemporânea na perspectiva inclusiva, articulando o conceito de multissensorialidade com a acessibilidade. A mostra é composta por obras-projeto de cinco artistas visuais selecionados em edital, que disponibilizaram de uma a três obras para compor o espaço expositivo, além de uma artista visual convidada que realizará uma intervenção sonora no primeiro dia da exposição.
Abertura: dia 8 de novembro de 2022, às 10h30.
Encerramento: dia 10 de novembro de 2022, às 16h30.
Modalidade: exclusiva para congressistas presenciais
Ana vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil. É artista visual e docente de Artes Visuais no Colégio Pedro II (CPII). Mestre em Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente cria a partir da ressignificação de memórias, suscitadas pela imagem da montanha.
Ana Paula é mestra em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua como assessora de comunicação do Museu Antônio Parreiras (SECEC-RJ). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em Produção Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: produção cultural, comunicação, educação e acessibilidade cultural.
Ildo é professor aposentado da Faculdade de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e possui mestrado em Ciências da Arte pela mesma universidade. Ilustrador e diagramador, colaborou com diversos jornais, editoras e agências de publicidade e desenvolveu, em parceria com Ana Paula, réplicas táteis para exposições no Museu do Ingá e no Museu de Arte Contemporânea.
Poeta, contista e artista visual, especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Seu trabalho se desenvolve a partir de estudos de novos suportes, abordando questões como mediação educativa inclusiva e acessibilidade cultural, pesquisa sobre conceito de paisagem na arte contemporânea, leitura de imagem e interseções sobre cidade, violência e corpo.
Artista visual, curadora e fotógrafa profissional desde 1987, Patrícia teve diversos trabalhos publicados em periódicos e livros. Suas obras estiveram presentes em coletivas nacionais e internacionais como “Paradise Garden” na St. Martin in the Fields em Londres e na “Pop Up” na Art Lab Galley em São Paulo. Como curadora, trabalhou em projetos coletivos e individuais com o artista visual Marcus Penido.
Artista visual, Lano realizou diversas exposições individuais com destaque para “Objetal”, em 2001, na Galeria Campofiorito em Niterói/RJ, e “Cognição”, em 2004, na Galeria Antonio Berni, no Rio de Janeiro. Participou do Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro, em 2012, com o curta “Transitoriedade”; realizou, em 2014, uma instalação na cidade de Matarazzo/SP, e a performance “O q é belo”, em 2019, em Fortaleza/CE.
Serão dois encontros com o objetivo de criar um espaço de aproximação e de diálogo entre autores convidados e o público interessado nas questões relacionadas com a deficiência visual em suas múltiplas perspectivas. Em tom descontraído, a conversa será sempre conduzida por um membro da Comissão Organizadora do CONIN-IBC, que fará a mediação entre a plateia, a obra em discussão e o autor convidado.
Autora convidada: Marilda Moraes Garcia Bruno (UFGD)
Livro: O Desenvolvimento da Criança com Deficiência Visual – Da Intervenção Precoce à Inclusão na Educação Infantil
Mediação: João Ricardo Melo Figueiredo (IBC)
Sobre o livro: um marco na área da Educação Especial no Brasil, lançado originalmente na década de 1990 e relançado recentemente pela LARAMARA, o livro aborda temas diversos, desde sugestões de brinquedos e objetos que estimulem a criança, até a orientação da família e dos profissionais para lidar com as fases do desenvolvimento infantil, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão consistente sobre a aprendizagem de crianças cegas e com baixa visão.
Modalidade: exclusiva para congressistas presenciais
8 de novembro de 2022, das 16h às 17h
Autor convidado: Victor Luiz da Silveira (IBC)
Livro: Gêneros textuais e inclusão: uma proposta para alunos com deficiência visual
Mediação: Raffaela de Menezes Lupetina (IBC)
Sobre o livro: publicado em agosto de 2022, o livro reúne oito capítulos com propostas didáticas voltadas para o trabalho com gêneros textuais, por meio da linguagem verbal, não verbal e sincrética, no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual. A obra foi organizada por Marcia de Oliveira Gomes (IBC), Paolla Cabral Silva Brasil (IFG) e Bruna Maria Vasconcellos Trindade Bispo (IBC) e Victor é autor do capítulo “Experienciando memórias”, o terceiro da publicação.
Modalidade: exclusiva para congressistas presenciais
9 de novembro de 2022, das 16h às 17h