Sessões de Apresentação de Trabalhos
I CONIN-IBC

Todas as sessões ocorrerão no IBC, das 11h às 12h30, com transmissão on-line ao vivo.

Clique aqui e acesse os arquivos dos pôsteres em PDF, por dia de apresentação!

As opiniões e linhas teóricas dos autores e apresentadores de trabalhos não expressam necessariamente as da Comissão Organizadora e/ou do Instituto Benjamin Constant.

NOVO! Clique aqui e acesse os anais do I CONIN-IBC

Dia 8 de Novembro de 2022

Local: Teatro Do Instituto Benjamin Constant

Relato de experiência - uso das danças circulares sagradas na reabilitação da pessoa com deficiência visual

Autor(es): Bianca Melhado Bessas Zanardi (CUSC-SP) e Katia Calazans Rocha (CPN-SP)

Tipo de trabalho: Pôster

Modalidade de apresentação: Remoto

A criança cega e o processo de pré-escrita e pré-leitura braille

Autor(es): Bianca Della Líbera da Silva (IBC) e Thalita Helena Nilander Lima (IBC)

Tipo de trabalho: Pôster

Modalidade de apresentação: Presencial

Apropriação simbólica e musealização do patrimônio sob a perspectiva do deficiente visual: acessibilidade e apreensão do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca

Autor(es): Deusana Maria da Costa Machado (UNIRIO) e Patrícia Ignácio da Rosa (IBC)

Tipo de trabalho: Pôster

Modalidade de apresentação: Presencial

Local: Auditório Maestro Gurgulino (Sala 251)

A concepção de pessoas com deficiência visual sobre o uso das redes sociais durante a pandemia

Autor(es): Isabela Gastaldi da Costa (UFSCar)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Remoto

Ensino remoto emergencial durante a pandemia: vivências de alunos com deficiência visual e professores

Autor(es): Beatriz Alves de Deus Bispo (UFSCar), Carolina Severino Lopes da Costa (UFSCar) e Vanessa Cristina Paulino (UFSM)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Remoto

Inclusão do estudante com deficiência visual na universidade: um olhar sobre o uso da tecnologia assistiva

Autor(es): Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira (UFG), Maria José Pereira de Oliveira Dias (UFG) e Valcir Alves Pereira (UFG)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Presencial

Os smartphones e tablets são tecnologia assistiva para pessoas com baixa visão? Algumas definições preliminares

Autor(es): Cristiane da Silva Santos (UFCAT), Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar), Wanessa Ferreira Borges (UFCAT) e Wellington Jhonner D. Barbosa da Silva (UFCAT)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Presencial

Local: Auditório Do Jardim De Infância

Audiodescrição aplicada à cartilha "Aprendendo botânica com plantas medicinais": uma experiência de acessibilidade comunicacional

Autor(es): Edson Valente Chaves (IFAM) e Silvia Janaina de Oliveira Pimentel (SEDUC-AM)

Tipo de trabalho: Comunicação com recurso educacional

Modalidade de apresentação: Remoto

Projeto Parasitologia Tátil: ensino, extensão e inovação pela inclusão

Autor(es): Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos (UFF), Eduarda Santos Emerick Lima (MDA) e Patricia Riddell Millar (UFF)

Tipo de trabalho: Comunicação com recurso educacional

Modalidade de apresentação: Presencial

Dia 9 de Novembro de 2022

Local: Teatro Do Instituto Benjamin Constant

A contemporaneidade e novas perspectivas da educação inclusiva para pessoas com surdocegueira, cegueira e baixa visão

Autor(es): Ana Sara Tomé Borges (UFU), Bruno Pereira Garcês (IFTM), Cleudmar Amaral de Araújo (UFU) e Eliane Maria de Carvalho (UFU)

Tipo de trabalho: Pôster

Modalidade de apresentação: Remoto

Políticas públicas e institucionais e o uso de tecnologias digitais por universitários cegos

Autor(es): Luciana Silva Torres Matsushita (UNIRIO) e Margareth de Oliveira Olegário (IBC)

Tipo de trabalho: Pôster

Modalidade de apresentação: Presencial

Educação inclusiva no Ensino Superior: relato de experiência de projeto de extensão Ledor Amigo no ensino remoto

Autor(es): Carlos Henrique da Silva Oliveira (UNIRIO), Cladice Nobile Diniz (UNIRIO) e Luciana Silva Torres Matsushita (UNIRIO)

Tipo de trabalho: Pôster

Modalidade de apresentação: Presencial

Local: Auditório Maestro Gurgulino (Sala 251)

A deficiência visual no contexto da literatura infanto-juvenil: implicações no contexto da inclusão social

Autor(es): Luciana de Jesus Botelho Sodré dos Santos (SEDUC-MA)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Remoto

Discutindo sobre a questão agrária com estudantes com deficiência visual: possibilidades inclusivas no ensino de Geografia

Autor(es): Karoline Oliveira Santos (UEL)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Remoto

De estudante para estudante: construindo materiais didáticos inclusivos de Ciências e Biologia para deficientes visuais em projetos de iniciação científica júnior (PIC-JR)

Autor(es): Natasha Conceição Gomes de Carvalho (CPII) e Vanessa Gomes Santos Gonçalves (CPII)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Presencial

Projeto fauna e flora: uma proposta nacional-popular de atividade de ensino

Autor(es): Camila Santana Mascarenhas (IBC) e Helton Messini da Costa (UFF)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Presencial

Local: Auditório Do Jardim De Infância

Maquetes interativas como material didático inclusivo

Autor(es): Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena (UNESP) e Diego Alves Ribeiro (UNESP)

Tipo de trabalho: Comunicação com recurso educacional

Modalidade de apresentação: Remoto

“Eu quero que o vento leve a gente...lá pra outro país”: (e)ventos e encontros com crianças no Instituto Benjamin Constant

Autor(es): Jader Janer Moreira Lopes (UFF) e Luciana Maria Santos de Arruda (IBC)

Tipo de trabalho: Comunicação com recurso educacional

Modalidade de apresentação: Presencial

Dia 10 de Novembro de 2022

Local: Teatro Do Instituto Benjamin Constant

A produção e a aplicação de cartões de comunicação alternativa para alunos com deficiência múltipla

Autor(es): Alzira Maira Perestrello Brando (IBC), André Gustavo Guedes de Araújo Barroso (IBC) e Esther de Sousa Ferreira Celso de Farias (IBC)

Tipo de trabalho: Pôster

Modalidade de apresentação: Presencial

Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde em um programa de reabilitação para pessoas com deficiência visual

Autor(es): Rodolfo de Almeida Lima Castro (Fiocruz), Sonia Regina Gomes da Rocha (IBC) e Thaís Ferreira Bigate (IBC)

Tipo de trabalho: Pôster

Modalidade de apresentação: Presencial

Deficiência visual, educação e saúde coletiva: um relato de experiência na atenção básica em Parnamirim/RN

Autor(es): Juliana Pinheiro Magro (ISD) e Larissa Guilherme Pessoa de Assis e Souza (ISD)

Tipo de trabalho: Pôster

Modalidade de apresentação: Presencial

Local: Auditório Maestro Gurgulino (Sala 251)

Ensino da Arte para pessoas com deficiência visual sob a perspectiva dos docentes do Centro Pedagógico para Atendimento Às Pessoas com Deficiência Visual/Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual (CAP/CEBRAV) de Goiânia

Autor(es): Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira (UFG), Edna Misseno Pires (UFG), Eliana Passos da Silveira (UFG), Jane Vieira dos Santos (UFG) e Michell Pedruzzi Mendes Araújo (UFG)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Remoto

Estímulo composto como estratégia de ensino-aprendizagem teatral com jovens cegos

Autor(es): Lucas de Almeida Pinheiro (UNICAMP)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Remoto

Os olhares para uma TV acessível: o grupo focal no Instituto Benjamin Constant

Autor(es): Kelly Scoralick (UFRJ)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Presencial

“Somos mais que relatórios e estatísticas” Acessibilizar cultural e a pcdv: desdocilizar os corpos exercendo nossos poderes despertos pelo consumo crítico

Autor(es): Anatacha Sczesny Lochi (INES) e Chimenia Sczesny Lochi (IBC)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Presencial

Local: Auditório Do Jardim De Infância

Alunos com deficiência visual e o atendimento educacional especializado em uma sala recursos multifuncionais: reflexões sobre processos de exclusão

Autor(es): Fernanda Malinosky Coelho da Rosa (UFMS) e Joyce Braga (UFMS)

Tipo de trabalho: Comunicação sem recurso educacional

Modalidade de apresentação: Remoto

O dia a dia nas universidades junto às pessoas com deficiência visual: a construção de um guia contra o capacitismo

Autor(es): Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos (UFF), Fernanda Taschetto (UFSM) e Mônica Corrêa de Borba Barboza (UFSM)

Tipo de trabalho: Comunicação com recurso educacional

Modalidade de apresentação: Remoto

TOPO